Loteria
A vida é uma loteria. Já nascemos concorrendo ao grande prêmio. Por que alguém nasce numa família e outro nasce em outra? Por que alguém nasce com pais ricos? Por que outro nasce com pais pobres? Será que alguém tem alguma interferência? Não, a resposta é não. Nascemos como nascemos por sorte.
Ninguém interfere, ninguém muda o destino de ninguém.
Ao longo da vida, a loteria segue em frente. Por que alguém vai para uma escola, por que outro vai para outra? Por que um é mais inteligente, outro mais hábil com uma bola no pé, outro tem uma voz privilegiada?
Um amigo muito inteligente, competente e bem-sucedido diz que nascer rico, inteligente ou com algum dom é apenas sorte, o que vale é o que fazemos com isso. Aí sim, a diferença nos faz melhores ou piores, nos faz dormir com os preços pagos.
Viver não é fácil. Quem disser que é ou é bobo ou é mentiroso. A vida pega, bate, maltrata e recompensa. Tudo tem dois lados e o lado bom paga todos os preços. O ruim é só uma etapa, afinal, não há bem que não acabe, nem mal que dure para sempre. Depois dele, o sol brilha de novo. O importante é estar atento. Deus não coloca cavalo arreado duas vezes na nossa frente. Se não montar, perdeu a vez e outro vai ocupar seu lugar. Não há vácuo na vida, muito menos na corrida pela vida.
Loteria existe e alguém ganha. O normal é não ser você, até que o seu dia chega e você leva a grande bolada. Parabéns! Você ficou rico, ganhou a Mega Sena de ano novo! Como? Você não jogou? Pois é, até isso é importante. Não adianta os números serem sorteados se você não fez o jogo.
Você acha que estou sendo pago para incentivar o jogo? Não, só estou colocando as premissas, o resto é com você.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.