Vão reformar o Largo do Arouche
Há pouco tempo, o Prefeito Ricardo Nunes deu um almoço para os acadêmicos da Academia Paulista de Letras. Foi um começo de tarde muito agradável, com a conversa inteligente e divertida pautando a mesa onde o Prefeito e seus Secretários nos receberam com uma comida muito gostosa.
Entre os temas, um dos mais conversados foi o atual estado do Largo do Arouche. A sede da Academia fica no antigo Largo, que foi a chácara do primeiro diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
O conjunto formado pelo Largo do Arouche, a Avenida Vieira de Carvalho e a Praça da República poderia ser das áreas mais bonitas da cidade, competindo de igual para igual com os mais belos trechos das capitais europeias. O conjunto paisagístico e arquitetônico, se não estivesse malcuidado, tinha tudo para ser dos lugares mais bonitos e mais gostosos de São Paulo. Com um trato bem dado, a cidade ganharia mais uma região perfeita para dar mais lazer e bem-estar para a população.
Infelizmente, a última intervenção na área foi um desastre e descaracterizou a praça, onde obras de arte como “Depois do Banho”, de Victor Brecheret, descansam sua semi-eternidade.
Durante o almoço com o Prefeito, levantei o assunto e ele rendeu bastante, inclusive com o Prefeito Ricardo Nunes se comprometendo a tomar as medidas possíveis para resgatar a praça e seu entorno.
E a boa notícia chegou. Eu sei que não foi apenas pela intervenção dos acadêmicos, mas o fato é que, na semana passada, anunciaram a revitalização do Largo do Arouche e que a população pode participar do processo enviando sugestões até a segunda metade de julho.
Prefeito, mais uma vez, parabéns pela sua palavra ter valor. E mais um muito obrigado! O Largo do Arouche é um patrimônio que não pode ser descartado na paisagem da cidade. Sua restauração será sua marca.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.