Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O trailer é de terror

Se o que nós estamos vivendo é o trailer do próximo verão, as coisas estão malparadas. O que vem pela frente é filme de terror.

Olhando o que está acontecendo no hemisfério norte dá pra se ter uma leve ideia do que pode acontecer a partir do final do ano pelas terras brasileiras, ou melhor, no hemisfério sul inteiro. 

Teve um momento em que o contraponto parecia no lugar. Lá em cima estava fazendo perto de 50 graus; aqui embaixo, na Argentina, os termômetros chegavam a menos 25. Mas foi ilusão para pegar bobo. Pouco depois, o Chile entrou de sola, com perto de 30 graus Celsius em pleno inverno e na Cordilheira!

E nós, em agosto, vamos tocando com perto de 40 graus Celsius em Cuiabá, Rio de Janeiro na casa de mais de 30 e São Paulo batendo nos 30. Ainda bem que estamos no inverno! É aí que vem o drama… se estamos no inverno e a temperatura está nas alturas, onde ela vai bater quando chegarem os meses em que ela deve ser quente por dever de ofício?

Dizem os especialistas que nós estamos mais bem preparados do que a turma do hemisfério norte, que nós estamos habituados com altas temperaturas, que o calor é nosso amigo etc. etc. Mas não sei, não. Já ouvi tanta coisa sobre as nossas grandes diferenças e capacidades, e todas deram errado quando aconteceram de verdade, que não tenho a menor certeza da nossa preparação.  

Assim, tomara que o calor por aqui mantenha a compostura e não resolva extrapolar para mostrar que é mais quente que o calor do verão do hemisfério norte. Por mim, tudo bem se os recordes de temperatura ficarem nos Estados Unidos ou na Europa. Não sou vaidoso. Abro mão dessa honra em troca de não sentir muito calor. Só não sei se vai dar. As chances estão contra a gente. Então, é bom se preparar e achar uma sombra desde já.  

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.