Praça Charles Miller
[Crônica de 24 de setembro de 2008]
A Praça Charles Miller fica na frente do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o velho e bom Estádio do Pacaembu. É dos estádios mais simpáticos da cidade, para não falar do Brasil, com suas linhas absolutamente modernas, do modernismo dos anos 1940.
Aproveitando o vale, o estádio se espalha por duas colinas, que servem de apoio para a estrutura, enquanto a praça na frente se espraia pelo vale na sua frente bem aberto, mas que depois se estreita, cercado pelos dois morros que forma as encostas de Higienópolis e do Pacaembu.
A Praça Charles Miller se divide em duas partes. A primeira colada no portão principal do estádio, e a segunda, do outro lado da avenida que leva em direção a Higienópolis, até o começo da Avenida Pacaembu.
É um espaço grande e aberto no qual a perspectiva fica ampla, permitindo uma visão geral que vai se fechando em direção da Barra Funda, para onde o antigo rio canalizado corre, rumo ao Tietê.
A Praça Charles Miller tem algumas curiosidades que a fazem única, no universo das praças paulistanas.
Ela tem feira livre. E uma das melhores da cidade, faz muito anos. Mais importante do que isso é o fato de sua feira livre ter uma das melhores barracas de pastéis de São Paulo.
Barraca famosa, que fica cheia de gente, enquanto suas vizinhas, bem mais vazias, pegam carona na parente mais importante, para alegria geral e felicidade da nação.
Além disso, serve ou já serviu de espaço para autoescolas, feira de automóveis e estacionamento dos alunos da FAAP.
Mesmo pouco arborizada é uma praça que atrai e seus jardins são bons para se ficar sentado quando dá para olhar a vida, sem fazer nada.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.