Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A inteligência dos besouros

[Crônica de 19 de maio de 2005]

Será que os besouros são animais inteligentes? É uma pergunta estranha, mas não mais estranha do que querer saber a família dos borrachudos. Que tipo de mosquito é um borrachudo? Eu não tenho a menor ideia, e confesso, também não tenho nenhum interesse em saber. O simples fato dos borrachudos me morderem é suficiente para saber que eles existem e amolam.

Então por que o interesse a respeito da inteligência dos besouros? Será que tem alguma diferença entre a inteligência do besouro e a família dos borrachudos? Tem uma diferença enorme. Os borrachudos picam, mas não atravessam sua cama passando por baixo de sua bochecha.

Pode parecer incrível, mas aconteceu outro dia. De madrugada, naquela hora que em setembro os sabiás costumam começar a piar e que nós estamos meio acordados, meio dormindo, senti, ou melhor, primeiro ouvi, algo estranho acontecendo na minha cama.

Era uma série de estalos secos como gravetos sendo quebrados, só que os estalos andavam no ritmo lento de algum animal, que, guardas as proporções, deveria ser enorme, mesmo se arrastando pelo meu travesseiro, o que, evidentemente limita a enormidade da fera.

De cara pensei: “é uma barata”. Levantei-me da cama e no lusco fusco do quarto vi o bicho no travesseiro. Peguei meu chinelo, disposto a matá-lo, quando me lembrei que minha mulher estava dormindo ao lado e que se eu desse a chinelada, ela acordaria em pânico. Então olhei melhor o animal que estava muito lento para ser uma barata. 

Era um besouro, que eu cuidadosamente joguei pela janela sacudindo o travesseiro e sem acordar minha mulher. Daí eu querer saber se os besouros são inteligentes, porque este escapou da morte segura por amassamento.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.