Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pelo trailer vai ser bravo

No último dia de inverno fez mais de 30 graus na cidade de São Paulo. E a toada seguiu no mesmo tom, com dias quentes sucedendo os dias quentes. Não tem o que fazer. Pelo trailer, o verão será bravo.

Por enquanto a natureza ainda está esquentando as turbinas. Não entrou na pista, não começou a taxiar. Ao contrário, está esperando a hora certa para dar a largada para a primavera que, pelo jeito, vem com a cara do verão de alguns anos atrás, enquanto o verão se guarda para chegar na hora certa, na batida do verão do hemisfério norte. 

Neste momento, isso é futurologia. Mas tem tudo para virar fato consumado. Tanto faz, tem quem não acredite, que ache que Deus vai deixar sua santa mão embaixo dos brasileiros e que nós vamos passar ilesos, enquanto o resto do hemisfério sul paga a conta em nome de todos.

O curioso nisso é que, o que poderia ter sido feito enquanto o verão não chega, ficou para depois do verão. Pode parecer incrível, mas, por exemplo, o sistema de alerta instalado no litoral norte de São Paulo só deve funcionar depois que o verão acabar. Enquanto isso, os moradores da região vão contar com a boa vontade do tempo para não verem se repetir o que aconteceu no ano passado, sem poderem fazer nada até ser muito tarde para fazer alguma coisa.

Dizem os militares que antes da hora é cedo e depois da hora é tarde. A hora é a hora. Mas, se nós não soubermos antes da hora que a hora é a hora, as coisas podem se complicar e essa complicação pode ter outras consequências mais sérias e mais tristes.

Como se não bastasse, o calor tem tudo para estourar os termômetros. Vai ser complicado sair de casa e vai ser complicado dentro das casas. O que vem pela frente tem a força de um coice de mula no peito.

O resto é bobagem.  

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.