O Parque Várzeas do Tietê
[Crônica de 27 de julho de 2009]
Pouca gente sabe, mas o Rio Tietê nasce em Salesópolis, na grande São Paulo. Aliás, pelo que escuto em volta, pouca gente sabe que existe um município chamado Salesópolis, quanto mais que o rio da integração paulista nasce nele.
Não tenho sequer certeza se o pessoal mais jovem sabe que o rio Tietê tem a particularidade de correr ao contrário. Em vez de desaguar no mar, ele segue para o interior e deságua, depois de mais de mil quilômetros de caminho tortuoso, entremeado de barragens, no Rio Paraná, sendo um de seus principais afluentes da margem esquerda.
Neste primeiro trecho, o Tietê atravessa sete municípios, antes de sair de São Paulo e tomar o rumo da Alta Noroeste, cortando por Araçatuba, para entrar no Paraná.
A distância entre a nascente e a barragem da Penha é de apenas 75 quilômetros, ou quase nada, diante dos mais de mil que o rio percorre até a foz. Mas nascendo em Salesópolis, ele passa por Biritiba- Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Guarulhos e São Paulo. É nesta a área que será instalado o maior parque linear do mundo. O Parque Várzeas do Tietê.
Ocupando uma área de 107 quilômetros quadrados de área verde, o parque terá 33 núcleos com equipamentos para lazer, cultura e esportes.
O final das obras está previsto para 2016, mas já estão em andamento a construção da primeira fase da ciclovia, que, quando pronta deverá ter 230 quilômetros, e da área de lazer da Vila Jacuí, que deve ser inaugurada em 2010, com churrasqueiras, quadras, playground, campo de futebol, pista de skate etc.
Bem-vindo Várzeas do Tietê. Graças a você o rio ficará mais belo.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.