Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Trump chegou

O inadiável chegou: Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos e já sacou um discurso de posse completamente fora das regras protocolares aplicáveis a eventos dessa natureza.  

Mas muito pior do que o discurso foi a enxurrada de decretos que ele assinou em poucos dias e que já começaram a ter efeito, alguns imediatamente, enquanto outros foram suspensos pelo Poder Judiciário, porque, do alto de sua arrogância, o novo presidente achou que poderia modificar uma das mais estáveis constituições do mundo. Só que não é bem assim…

Na sequência, ele comprou briga com México e Canadá, seus parceiros de tratado de livre comércio e tradicionais aliados dos Estados Unidos. Fez que ia, acabou não indo e, entre mortos e feridos, por enquanto, tirando as centenas de deportados, não aconteceu muita coisa.

Depois de conseguir um acordo de paz entre palestinos e israelenses, o homem destemperou e fez uma série de declarações completamente sem pé nem cabeça, propondo a remoção de mais de 2 milhões de pessoas para o Egito e a Jordânia, sem combinar com os países interessados e com os dois milhões de pessoas. 

Alguém escreveu que a teoria do louco é uma ferramenta interessante em política internacional, que ela se baseia na imprevisibilidade das ações do louco, contra a quase certeza das reações de alguém menos louco; e que Trump estava levando a teoria ao extremo para conseguir as vantagens pretendidas nas negociações com outras nações. Acontece que ele está chutando a canela dos aliados e os aliados estão incomodados com isso. Seria bom ele não acreditar tanto na própria força. Normalmente, quem faz isso acaba mal. Que o digam Luiz 16 e Benito Mussolini.    

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.