Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Morreu Mario Vargas Llosa

O grande escritor peruano Mario Vargas Llosa morreu aos 89 anos de idade, em Lima. A notícia foi dada por seu filho. Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura em 2010, foi dos maiores escritores do mundo na segunda metade do século 20 e começo do século 21 e com certeza um dos cinco grandes da língua espanhola em todo esse período.

Eu descobri Mario Vargas Llosa muitos anos atrás. O primeiro livro dele que eu li foi “Pantaleão e as Visitadoras”, uma obra prima que não é colocada entre seus grandes romances, apesar de ser uma história de gênio, pelo tema e pela narrativa.  

Depois vieram os clássicos A Casa Verde, Conversa na Catedral, Tia Julia e o Escrevinhador, A Festa do Bode e tantos outros, que o consagram como um dos maiores escritores de sua época.

Entre seus romances, a Guerra do Fim do Mundo merece um lugar especial. Apesar de não ser um tema hispânico, o livro narra a guerra de Canudos de uma forma fantástica, sendo, com certeza, dos melhores trabalhos sobre a guerra que destruiu a vila erguida por Antonio Conselheiro no interior da Bahia, no final do século 19. O grande erro da República recém implantada é narrado numa linguagem fluente, sob os olhos de um hipotético jornalista inglês, que não percebe completamente a profundidade do drama da destruição de um povoado perdido no meio do sertão nordestino pelo exército brasileiro, que não entende aquele Brasil, nem conhece a realidade da região.

Além de romancista, Vargas Llosa foi um profundo estudioso da realidade política latino-americana e um crítico duro principalmente das esquerdas da região e sua utopia socialista. Ele concorreu à presidência do Peru, mas perdeu a eleição. 

A morte de Vargas Llosa empobrece a cultura mundial.    

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.