Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma experiência diferente

A vida é feita de experiências, umas bem-sucedidas, outras nem tanto e outras positivamente ruins. O importante é que em todas elas de alguma forma, aprendemos alguma coisa.

No sábado de manhã eu estava fazendo minha caminhada na Cidade Universitária. Seguia de bem com a vida, com a Clotilde ao meu lado, ela com sua coleira cor de salmão. Na frente da FEA, a faculdade de economia, eu vi que um casal vinha com um cachorro em nossa direção.

Como a Clotilde é de lua e não é todo dia, nem com todo cachorro que ela confraterniza, quando chegamos perto eu saí para a rua para evitar que os dois se aproximassem muito. Quando estava retornando para a calçada, meu tênis – que depois eu descobri que estava com a sola completamente gasta – me deu um chega para lá e acabei levando um tombo que poderia ser feio, mas que fez mais espuma do que água.

Caí de cabeça, esfolei a testa, quebrou a haste dos óculos, mas foi só. Não me machuquei seriamente, e além da humilhação que um tombo sempre causa, e que faz mal pra moral, os danos foram de pequena monta.

Foi aí que descobri a solidariedade das pessoas. O casal com o outro cachorro não parou, só perguntou de longe se estava tudo bem e seguiu em frente. Mas uma moça que estava correndo na avenida imediatamente parou, se identificou como médica e com a ajuda da lanterna do celular me examinou e constatou que não parecia nada sério, mas que seria indicado procurar um pronto socorro porque poderia ser o caso de dar um ponto.

Um pouco mais pra frente encontrei um grupo de treinamento de corrida e eles tinham água oxigenada, gaze e band-aid. Fizeram o curativo e eu segui em frente, quase como se não tivesse acontecido nada. De tarde, fui ao Hospital Universitário, me examinaram e realmente não tinha nada mais sério. Fica meu agradecimento aos que cuidaram de mim.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.