Outubro rosa
Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama. O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres. Guardadas as diferenças óbvias, está para elas como o câncer de próstata está para os homens.
É também o mais letal, mas se descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Com os avanços fantásticos da medicina, o câncer de mama deixou de ser a assombração terrível que pairava sobre as mulheres. É verdade, ele segue com alto índice de mortes, mas perto do que era no passado, pode-se dizer que a doença está sob controle. Foi sem sombra de dúvida o tratamento em que a medicina mais avançou.
Outubro foi escolhido para ser o mês para chamar a atenção sobre o câncer de mama e a necessidade de se realizarem os exames para sua identificação e controle.
O exame mais importante é a mamografia. É um exame desagradável, que na maioria das vezes dói, mas é imprescindível para a identificação e o controle da doença.
A prevenção é a melhor forma de se evitar doenças ou que elas avancem. O câncer de mama pode ser identificado através do autoexame, o toque realizado pela mulher no próprio seio para a identificação de eventuais caroços. Em caso dos caroços serem identificados, eles precisam ser pesquisados. Muitas vezes não têm relação com a doença, mas pode acontecer de terem e aí a identificação precoce, feita pelo toque, pode ser a diferença entre um tratamento mais leve e outro mais pesado.
Falar sobre doenças nunca é agradável, mas o tema não pode ser deixado de lado. Elas existem e cobram seu preço. E se seu controle é possível através de procedimentos razoavelmente simples não há razão para não alertar sobre eles e as formas de proceder. E mais não há razão para não serem feitos. O câncer de mama não precisa matar.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.