Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tá na hora de fazer a lição de casa

O Brasil, os brasileiros e brasileiras não aguentam mais o ritmo da nossa navegação. A canoa acelerou e perdeu as estribeiras, está descendo corredeira na velocidade de lancha com motor para puxar sky.

Eu sei, sky está fora de moda, o esporte hoje é outro, mas isso não invalida a colocação. O que fazem com o Brasil assusta vampiro e espanta fantasma, enquanto quem devia zelar pela coisa pública, ou boa parte deles, não tem muita certeza do que é público e do que é privado.

A tranquilidade com que mandam asfaltar estradas que servem suas fazendas é no mínimo indecorosa, mas faz parte da rotina mais velha entre as muitas rotinas dos malfeitos nacionais. Quem pode, pode, quem não pode, paga a conta. Que o diga os mais de um bilhão de reais que o governo sacou das contas públicas para indenizar os aposentados tungados no escândalo do INSS, sem que tenha um diretor de associação, sindicato ou outro tipo de entidade desonesta indiciado.

Não tem e no fogo baixo que mantém a água fria, o tempo escorre, daqui a pouco aparece outro escândalo e lá se vão ralo abaixo 6 bilhões de reais lindamente tungados de quem não tinha nada com isso.

Mas este é só um exemplo, tem outros, como 5 mil obras inacabadas espalhadas pelo país. Uma boa parte já deve estar inclusive deteriorada além da capacidade de recuperação. “Assim que é bom, agora precisa fazer outra licitação, contratar gente nova para resolver o problema antigo, sem que ninguém se preocupe em saber o que aconteceu e por que a obra não foi concluída”.

O país não aguenta mais, a população não aguenta mais. Está na hora de fazer a lição de casa e começar a botar ordem na bagunça. Se não acontecer isso, vamos fazer uma adaptação livre da famosa frase de Winston Churchill: “Nunca tão poucos roubaram tanto de tantos”.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.