8500 crônicas
33 anos depois, aconteceu. A crônica 8500 chegou. É número para impressionar. Será possível, 8500 textos diariamente levados ao ar, durante esse longo período de tempo?
Foi possível, a crônica 8500 chegou e está no ar, hoje, um dia como outro qualquer na longa estrada percorrida pela Crônica da Cidade, na Rádio Eldorado. Mas 8500 merece destaque. É um número cabalístico, redondo, cheio, que merece comemoração.
A Crônica da Cidade começou com uma conversa minha com o João Lara, então diretor da Rádio Eldorado, que estava fazendo uma revolução no rádio paulistano. A Eldorado era uma rádio inovadora, com produtos inéditos, como o repórter aéreo, encarnado pelo Geraldo Nunes, transmitindo as condições de trânsito em tempo real, de dentro de um helicóptero. E campanhas como a despoluição do Tietê.
Eu já tinha o programa de seguro e um programa de entrevistas, por que não falar da cidade, numa crônica diária, de segunda a sexta-feira? O João topou e lá fomos nós, crônica em frente.
33 anos depois, a crônica atinge o número fantástico, 8500. Já me perguntaram várias vezes como eu faço para escrever uma crônica a cada dia. A resposta é simples: São Paulo é a reposta. A cidade por si só é um universo, mas mais importante que isso, a cidade é a casa de mais de 12 milhões de pessoas, que vivem, morrem, amam, odeiam, criam laços, trabalham, ficam parados no trânsito, têm medo da violência, mas não saem daqui. Não largam o osso. E de alguma forma amam a cidade.
São vocês, ouvintes, que fazem a crônica seguir em frente, abordando os mais variados lados, as mais inusitadas perspectivas. São vocês que dão o mote, criam os assuntos e de verdade são os donos das crônicas.
Muito obrigado, e agora vamos para a crônica 17000.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.