A vacina contra dengue do Butantan
O Instituo Butantan é um dos principais centros de pesquisas científicas do Brasil. Internacionalmente reconhecido pela sua competência profissional e contribuição para o bom resultado de sofisticados estudos científicos e para o desenvolvimento de imunizantes para diferentes necessidades, o Butantan acaba de marcar mais um golaço.
A ANVISA acaba de aprovar a primeira vacina brasileira contra a dengue. Desenvolvida pelo Instituo Butantan, ela tem dois diferenciais importantíssimos. Ela imuniza contra os quatro tipos da doença e é aplicada em dose única.
Aliás, ela é a primeira vacina em dose única contra a dengue, no mundo. Essa característica é um diferencial significativo por várias razões, a primeira delas o custo menor para o sistema de saúde pública em relação as suas equivalentes, aplicadas em duas doses.
O Instituto Butantan é centenário e foi criado para combater as epidemias que atacavam a população paulista, especialmente a febre amarela, que a época tinha alta taxa de mortalidade no Estado.
Depois o Instituto ficou famoso pela produção de soro antiofídico, a ferramenta mais eficiente para combater as mortes e amputações causadas pelas picadas dos diferentes tipos de cobras venenosas que se espalham pelo Brasil.
Por conta disso, o Instituo Butantan tem um serpentário famoso, e um museu que recebe milhares de visitantes todos os anos.
Mas a grande importância do Instituo é sua fábrica de vacinas, que produz os mais variados tipos de proteção, sem alarde, sem pompa e sem circunstância, mas com muita competência.
Que o diga, depois da sua atuação na pandemia de COVID, a entrega de uma nova vacina para proteger a população brasileira.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.