Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Do Rock and Roll à Toga

Eu tenho um amigo que são dois. O eminente desembargador Xavier de Aquino, decano do Tribunal de Justiça de São Paulo, e o músico, Zeca Aquino, consagrado pela sua carreira como compositor, cantor e instrumentista. Ele acaba de lançar o livro “Do Rock and Roll à Toga”.

Zeca Aquino começou como músico, participou de vários conjuntos, conviveu com grandes nomes, como Rita Lee, Eduardo Gudin, Ivan Lins, Ronnie Von, Roberto Carlos e outros brasileiros, além de um inesperado encontro com Ron Wood, ele mesmo, o Rolling Stone.

Zeca Aquino tem uma longa trajetória na música de São Paulo, começou menino e não parou mais, ou parou, quando ficou preocupado que a música interferisse na carreira jurídica, como Promotor Público e, depois, como Magistrado. Foram alguns anos em que o servidor da justiça escondeu o músico, mas não foram tantos assim que atrapalhassem sua bem-sucedida carreira.

Aliás, o resgate do músico aconteceu por obra e arte do próprio Tribunal de Justiça, que considerou importante a Justiça se aproximar do cidadão e o melhor caminho para isso passava pela história de Zeca Aquino, o Desembargador Xavier de Aquino.

A carreira do desembargador começou por concurso, no Ministério Público, como promotor de justiça, e seguiu pelos corredores do Tribunal de Justiça, onde ingressou como juiz, pelo Quinto Constitucional.

Hoje, Xavier de Aquino é o decano do Tribunal, ou o desembargador mais velho da Corte. Tive o prazer de trabalhar com ele no exame para ingresso na magistratura, ele presidente da banca e eu o representante da OAB/São Paulo.

Foi uma experiência extraordinária e dela nasceu uma amizade da qual eu me orgulho muito. Viva o desembargador, saravá, Zeca Aquino!

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.