2026 nem começou e já acabou
2026 mal começou e já está perto do fim, senão, vejamos. Estamos no carnaval, no segundo mês do ano. Em 40 dias teremos Páscoa, depois Copa do Mundo de Futebol, férias de julho, eleições, primeiro e segundo turnos, com os percalços de sempre, começando pelos feriados que eu não citei e que serão emendados.
Alguns anos se arrastam, mas 2026, com certeza, será dos mais rápidos da história recente. As diferentes curvas do caminho se enroscam uma nas outras, puxando o fio da meada para janeiro de 2027.
Tem gente que dirá que é um excesso, mas não é. Pense bem, o carnaval não acaba mais na quarta-feira de cinzas, se estende pelos finais de semana seguintes. A Páscoa chega na sequência, 40 dias depois do carnaval, quer dizer entre os fins de semana com carnaval alongado e os dias santos pela morte e ressurreição do Senhor o tempo passará na velocidade do vento, mal dando tempo para alguém perceber alguma coisa, além das barbaridades mais ou menos intensas replicadas nas redes sociais.
Pra quem acha que acabou, tem mais feriado no meio, mas logo, logo, chega a Copa do Mundo de Futebol. Aí tanto faz qualquer aí, o Brasil para até o final da Copa, e este ano ela será mais comprida, porque terão mais jogos em função do aumento do número de seleções.
Ufa, é preciso descansar depois de tanto não fazer nada, a não ser torcer, falar e sofrer, correndo atrás do gol que não vem e da jogada desperdiçada. Ainda bem que julho é férias.
Mas não dá tempo, as eleições engatam logo em seguida. E será outro Deus nos acuda, até o final do segundo turno.
Pode mais quem chora menos, entres secos e molhados, muita gente já está pensando no carnaval de 2027.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.