Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Quinta-feira gorda

Acabou-se o que era doce, agora é pegar no batente e se preparar para o carnaval do ano que vem. Será? Não, com certeza, não.

A festa segue em frente no próximo sábado, o resto é bobagem. Hoje é bom porque conserta o que faltou consertar ontem. O corpo precisa ar fresco, um pouco de descanso para as pernas, histórias novas, resgatadas de memória, para encantar as pessoas, e muito, mas muito fôlego para recomeçar tudo outra vez, atrás de um bloco menor para ficar mais intimista e mais gostoso.

Só quem já atravessou a cidade atrás dos megablocos sabe o que São Paulo pode oferecer no carnaval. Falam em 16 milhões de pessoas sambando e pulando atrás dos blocos de rua.

É festa para ninguém se arrepender. Tem de tudo um pouco e se procurar tem um pouco mais de um outro tudo, fantasiada de pirata, com shortinho sem bainha, tênis de marca e uma camiseta amarrada na cintura que mostra o suficiente para se imaginar a realidade e ter certeza que ela é a musa do momento, a possibilidade de toda aventura, por mares nunca dantes navegados.

Vento sul, chuva de nordeste, tanto faz, a biruta está louca, aponta para lá e para cá, mostra o rumo dos ventos no quadrante da bússola sem ponteiros porque todo rumo é norte por sueste.

Mais vale esperar mais um pouco. Logo, logo, a hora chega outra vez a gente sai feito louco, atrás da arca perdida, do dinossauro na última galáxia, do dragão adormecido.

Hoje, não. Hoje é descanso, vitamina de frutas, concentrado de soros e minerais, gelados, feitos na hora, em jarras batidas no liquidificador.

O mais é depois de amanhã, no próximo sábado, quando tudo volta a ser o que deveria ser e a possibilidade de ser feliz brilha na avenida.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.