Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A tecnologia na nossa cidade

Cidades inteligentes se espalham pelo país, São Paulo é a segunda neste quesito

Cada vez mais presente no nosso dia a dia, a tecnologia tem sido empregada nas mais diversas cidades ao redor do mundo para tornar as operações urbanas mais eficientes e melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Este conceito que se chama de smart cities ou cidades inteligentes já é visto em vários municípios brasileiros. Atualmente, a capital paulista é considerada a segunda cidade mais inteligente do país.

Uma cidade inteligente é a que utiliza a tecnologia em benefício da população e nas mais diversas áreas, como na de mobilidade, segurança, energia e saúde. Muitas vezes, ela já faz parte da nossa rotina e nem percebemos, como é o caso dos corredores de ônibus e dos semáforos que utilizam sistemas com contagem regressiva, presentes em muitas cidades, e a linha amarela do metrô de São Paulo que não tem condutores, os trens são operados remotamente.

Por duas vezes consecutivas, São Paulo foi eleita a cidade mais inteligente do país, mas neste ano, ela perdeu o posto para Curitiba (PR). Porém, de um total de 70 indicadores analisados em 11 categorias, São Paulo ficou em primeiro lugar nos quesitos urbanismo, mobilidade e acessibilidade. Este levantamento é feito anualmente pela empresa de consultoria Urban Systems. E fato é que cada vez mais tecnologias são aplicadas nas cidades ao redor do mundo.

Existem também as que já nasceram com este conceito, como é o caso de Songdo, na Coreia do Sul. Esta cidade começou a ser construída em 2005 e foi totalmente planejada com foco em tecnologia e sustentabilidade. Por lá, todos os edifícios contam com monitoramento de energia, todos os apartamentos têm um sistema de descarte de lixo direcionado para uma central de coleta e o seu sistema de transporte não emite gás carbônico, além de outras inovações.

Agora pensando em uma cidade como São Paulo, a mais populosa do país, com cerca de 12,2 milhões de habitantes, para que ela seja funcional a tecnologia é imprescindível. Veremos por aqui novidades chegando e também em outros municípios do país, veremos cidades cada vez mais inteligentes e a tecnologia mais presente no nosso dia a dia.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.