Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Água, uma questão de consciência

E quem quer conviver novamente com o racionamento?

O verão chegou com tudo e naturalmente na estação mais quente do ano o consumo de água aumenta. No passado, a Região Metropolitana de São Paulo sofreu com sérios problemas de desabastecimento e racionamento. Muitos de vocês devem se lembrar disso e das campanhas de conscientização e redução do consumo de água que foram feitas. Mas neste ano, pelo menos até agora, nada foi dito sobre o assunto.

Quem vive no Estado de São Paulo deve se lembrar do verão de 2014. Faltou água em 25 cidades, incluindo a capital, atingindo quase três milhões de pessoas que tiveram que conviver com o racionamento. Uma situação bastante crítica que não queremos passar novamente. Mas a situação atual não é a das mais confortáveis e não tenho ouvido falar sobre o tema.

Tanto que o principal sistema que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira, operou nos últimos seis meses com volume igual ou abaixo de 40%, o que é considerado estado de alerta. São Pedro ajudou e mandou chuva na primeira semana do ano, mas não podemos depender somente dele.

A exemplo do que já vem acontecendo na nossa conta de luz, com as bandeiras verde ou vermelha, que refletem na tarifa que pagamos, a falta de abastecimento de água também pode gerar taxas e, mais do que isso, está na hora de aprendermos a usar conscientemente os recursos que temos. Porque desperdiçar ou esperarmos por campanhas de conscientização?

Afinal, hoje em dia é tão comum termos luz elétrica e água em nossas casas quem nem nos damos conta disso, apenas quanto falta uma delas. E escassez de água também reflete no abastecimento de energia elétrica já que a sua principal fonte é a hídrica. Com certeza, nenhum de nós quer conviver novamente com o racionamento. Nós temos que fazer a nossa parte!.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.