Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É dia de feira

E quem não resiste a um pastel?

Nada é mais irresistível do que um pastel com caldo de cana, ou com água de coco nas barracas de feiras livres de São Paulo. E não importa o dia, já que feira livre acontece de terça-feira a domingo, em vários cantos da cidade. Há quem já tem a sua barraca preferida e há os que desbravam novas. Cada um de nós temos o nosso sabor preferido, seja doce ou salgado, e é curioso como aconteceu a popularização do pastel em São Paulo.

Há quem pense que as barracas de pastéis vieram junto à criação das feiras livres em São Paulo, em 1914. Mas na verdade, elas só se tornaram populares a partir dos anos de 1940, pelas mãos dos japoneses, que levaram esta iguaria para este comércio ao ar livre. Mas bem antes disso, desde 1890, já existiam pastelarias em São Paulo criadas por imigrantes chineses, porém, sem muita notoriedade. Foi na feira livre que os pastéis se tornaram uma grande atração.

Hoje quando vamos à feira é praticamente impossível resistirmos a um pastel. E dos tradicionais de queijo, carne e pizza, novos sabores foram criados, tem de camarão, bacalhau, escarola, entre tantos outros, além de uma variedade de pastéis doces. Tem para todos os gostos. E a oferta é grande, afinal, cerca de 120 feiras livres acontecem diariamente em São Paulo.

E não apenas nas feiras livres, pois há muitas pastelarias espalhadas pela cidade, uma das mais antiga delas fica na Vila Saúde, a Changai, que foi fundada em 1948. Há também os pasteizinhos dos restaurantes, bares e até das padarias. Tem pastel por todos os lugares, é só escolher o seu!.

Qual pastel você prefere?. Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.