Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É tempo de festas juninas

Elas estão por toda parte, desde as mais tradicionais até as mais alternativas, e atrativos não faltam

Por todos os bairros da cidade, elas vieram para alegrar os finais de semana de nós paulistanos. Estou falando das festas juninas que acontecem não apenas nas igrejas, mas que há um bom tempo se popularizaram nos clubes, escolas e com a criação de verdadeiros arraiais, com direito a todas as comidas, bebidas e músicas típicas. Quentão e vinho quente são apenas algumas delas, e a programação na cidade é extensa.

Os finais de semana em São Paulo ficam diferentes no mês de junho. A cidade ganha um clima especial, pois seja em qual bairro for, facilmente encontramos uma festa junina. E logo na entrada, encanta ver a decoração com as bandeirinhas, mesas com toalha xadrez e as opções de barracas que vendem desde bebidas típicas até pratos variados, sem nos esquecermos dos tradicionais feitos a base de milho, como a canjica e o curau.

E é em Pinheiros aonde acontece uma das mais tradicionais festas da cidade, a Quermesse do Calvário, desde a década de 1970. Há também a Festa Junina da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, o Arraiá San Gennaro e
o Arraial Nos Trilhos, ambos na Mooca. E como o próprio nome diz, ela é realizada em uma estação de trem desativada, com direito a passeio em uma Maria Fumaça, o que por si só já é um grande atrativo.

Exemplos não faltam e a lista é extensa. E eu não poderia deixar de citar a
Festa Junina na Portuguesa, considerada por muitos como a melhor da cidade, a São João de Nóis Tudin, no Centro de Tradições Nordestina, e o Mega Arraial na Praça da Sé. E tem até festa vegana, a Festa Junina Vegana Vegnice 2019, na Vila Madalena.

Tem para todos os gostos, para quem quiser curtir esta festa que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, no século XVI, em homenagem aos santos São João, São Pedro e Santo Antonio. E há festas que se estendem até o início de julho.

Você gosta de festas juninas?. Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.