Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O glamour do Jockey Club de São Paulo

Os seus anos de glória ficaram para trás, mas ele nunca perdeu o seu charme

Entre as pérolas da cidade de São Paulo está o Jockey Club. No passado, ele foi um dos principais palcos da sociedade paulistana, de grandes corridas de cavalos e também de ativa participação na história política do país. Ir ao Jockey Club era um programa imperdível para muitos. Hoje, amargando uma dívida de milhares de reais, ele tenta se equilibrar e reverter este cenário, o local passou a abrigar eventos importantes, como a Casa Cor, mantendo também a sua principal vocação: o turfe.

Inicialmente em 1875, o Jockey Club de São Paulo se chamava Club de Corridas Paulistano, no Hipódromo da Mooca. Em 1941 ele ganhou uma nova sede, na Cidade Jardim, em um terreno doado pela Companhia City que tinha como objetivo valorizar este bairro que na época era considerado distante. E a sede foi construída por Ruy Prado Mendonça, que tinha interesse na valorização do Morumbi.

Em estilo clássico e como atualmente o conhecemos, o Jockey Club de São Paulo passou por uma reforma na década de 1950 pelas mãos do arquiteto francês Sajous. Bonito por dentro e por fora, por muitos anos, este foi um dos principais pontos de encontro da sociedade paulistana, além de palco para manifestações em diferentes momentos da história do país.

A primeira delas que se tem notícias foi a favor da abolição da escravatura, por iniciativa de um de seus fundadores, Raphael Aguiar Paes de Barros. Mais adiante, o Jockey Club também teve participação na Proclamação da República, acompanhou a revolta paulista dos Tenentes em 1924, participou das Revoluções de 30 e 32, entre outras, que fizeram parte da nossa história.

As loterias se impuseram sobre as apostas em cavalos. Para parte de seus frequentadores, ele perdeu seu principal atrativo, além disso, com a queda das corridas de cavalos, deixou de atrair outros públicos e muitos jovens nem se quer sabem que ele existe. Os seus anos áureos ficaram para trás, mas ainda resistem as corridas aos sábados e o GP São Paulo, o mais importante do seu calendário.

E não há motivo para não ir ao Jockey Club de São Paulo. Abrigado em uma área de 600.000 m², ele nos dá a sensação de que estamos fora de São Paulo, em meio a sua extensa área verde. Programa não falta, como também por lá há dois restaurantes abertos ao público. Para quem nunca foi, vale muito a pena assistir a uma corrida de cavalos. Afinal, ele nunca perdeu o seu glamour.

Você conhece o Jockey Club de São Paulo? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.