Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As plantas e a água da torneira

Uma combinação nem sempre perfeita

Uma amiga me contou que mesmo cuidando e regando frequentemente as suas plantas, elas não pareciam muito felizes, e que as folhas verdes deram lugar às folhas amareladas e as flores custaram a aparecer. Mas quando chovia tudo era diferente, elas voltavam a ficar contentes, e foi assim que ela constatou: planta não gosta de água da torneira. E como estamos em uma época de escassez de chuva, uma característica típica do inverno, o caminho foi ela buscar uma alternativa.

Para quem gosta e cuida de suas plantas, nada é mais desanimador do que vê-las com aquele aspecto murcho. E foi por isso que a minha amiga foi tentar entender o que estava acontecendo com as suas plantas. Em uma conversa de praça, ela recebeu uma dica preciosa: coloque um pouco de vinagre ou esprema um limão em um balde, encha-o de água e regue as suas plantas com esta mistura.

Seguindo a receita, em poucos dias as suas plantas ganharam um novo aspecto, as folhas voltaram a ficar verdes e as flores nasceram. Curioso, eu fui pesquisar o porquê e descobri que na maioria das plantas a faixa ideal de potencial de hidrogênio, que conhecemos por ph, é entre 5,5 e 7,0. Porém, a água que chega nas nossas torneiras tem um ph que varia de 6,0 a 9,5.

Isto significa dizer que muitas vezes ela chega com um índice mais elevado do que o tolerado pelas plantas. E é exatamente para equilibrar o ph que entra a função do vinagre ou do limão. Uma receita simples e caseira que pode fazer toda a diferença também para as suas plantas.

Você já usou esta mistura? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.