Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A doce primavera

Com as suas belezas que encantam os nossos olhos

O inverno está terminando, dando lugar à primavera, estação que começa na próxima segunda-feira. Caracterizada pelas temperaturas mais amenas, ela é considerada a época mais alegre do ano, a natureza fica mais colorida com suas flores e as folhas mais verdes. Para muitos é uma estação que dá mais disposição, ficando para trás o frio característico do inverno e antecedendo o calor intenso típico do verão. E programas não faltam.

Quando se fala na primavera, a primeira coisa que nos vem à mente é a renovação da natureza, o reflorescimento da flora e milhares de flores que enfeitam os parques, as praças da cidade e os nossos jardins. Por todos os lados é possível apreciar estas belezas e o mundo fica mais colorido, o que não seria para menos.

Esta é a estação mais florida do ano e tem também uma característica especial, as temperaturas mais amenas. Inclusive, o próprio nome dela traz esta leveza, que vem de primo veres, que significa primeiro verão na nossa língua, e veris, palavra em latim, que significa bom tempo. Outra curiosidade é que o período primaveril também é sinônimo de juventude e renascimento.

Notoriamente, as pessoas ficam mais dispostas durante a primavera, as roupas pesadas do inverno dão lugar às roupas mais leves, e igualmente as mesas ganham pratos mais leves e coloridos acompanhando a estação. E um ótimo programa é visitar a Expoflora, em Holambra, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada desde 1981.

Outra opção é a tradicional Festa de Flores e Morangos de Atibaia, que neste ano está em sua 39ª edição, ou simplesmente apreciar as maravilhas que marcam esta estação, nos parques e praças de São Paulo, e nos restaurantes e bistrôs enfeitados por flores.

O que você mais gosta da primavera? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.