Zona Sul em alta

No que diz respeito à locação de imóveis de alta padrão

2019 terminou com um marco para o mercado imobiliário de escritórios de alto padrão na cidade de São Paulo, com um aumento de 20% no volume de locações quando comparado ao ano anterior. Foi na zona Sul que a procura por imóveis com este perfil teve a maior alta, principalmente nas regiões da Chucri Zaidan e Faria Lima, seguidas por Berrini e Pinheiros. Notoriamente, são regiões que passaram e que ainda continuam em um processo de transformação.

Quem se lembra bem, nos anos 80, a região da Berrini era totalmente diferente dos dias de hoje, casas deram lugar a edifícios comerciais, favelas que por perto existiam foram substituídas também por edificações. Mais recentemente, foi a vez da região da Chucri Zaidan, nas proximidades do shopping Morumbi, ter o mesmo destino e a Chácara Santo Antônio também. As estreitas ruas que por lá existem deram lugar a um trânsito intenso, como foi no bairro da Vila Olímpia, que também não estava tão preparado para isso.

Seja como for, estas localidades são o que podemos chamar de “a bola da vez”, por estarem atraindo empresas que pode lá estão se instalando e de alto padrão. Principalmente, dos segmentos de seguro, financeiro, educação e varejo, conforme um levantamento da Colliers International Brasil, empresa de consultoria de soluções imobiliárias. Curiosamente, este movimento mostra o quanto a cidade é mutante. Se no passado era a região da Paulista que atraia as empresas, hoje ela deu lugar a outras.

Também podemos atribuir esta mudança à melhoria na infraestrutura urbana, no que diz respeito à mobilidade. A zona Sul ganhou novas estações de metrô, a exemplo do Brooklin e do Campo Belo, bem como a Faria Lima e Pinheiros, este último interligado com os trens da CPTM. Ficou mais fácil se locomover em São Paulo. Claro que ainda há um grande caminho a percorrer para facilitar a vida de que tem horário para chegar ao trabalho, e notoriamente, as empresas se instalam aonde há estrutura de transporte.

Em sua opinião, isso e uma evolução? Compartilhe: