Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma economia que pulsa acima da média nacional

O Estado de São Paulo teve resultados bem positivos em 2019

Uma boa notícia para o Estado de São Paulo foi divulgada recentemente. Enquanto o PIB brasileiro teve um crescimento de 0,9%, em 2019, a economia paulista teve um desempenho de 2,8% em seu PIB. Todos os setores apresentaram um resultado também superior à medida dos outros estados e, ainda, São Paulo foi o que mais gerou empregos. Porém, a informalidade ainda está bastante alta, o que mostra que ainda há um longo caminho a avançar.

Os dados divulgados pelo Banco Central, na semana passada, mostram que o setor da economia que mais apresentou expansão no Estado de São Paulo foi o de serviços, que cresceu 3,3%, seguido pelo comércio, com alta de 2,4%, e a indústria, com uma tímida expansão de 0,2%. Para muitos, pode chamar a atenção o fraco desempenho do setor industrial, o que de fato é verdade.

No entanto, não é de hoje que a economia paulista passa pela chamada desindustrialização, como também vários outras regiões do país, dando lugar ao setor de serviços. Para se ter uma ideia, quase 77% da produção da economia paulista está relacionada ao setor de serviços, principalmente oriunda de telefonia e internet.

Também no ano passado, o Estado de São Paulo respondeu por cerca de um terço dos empregos formais gerados no Brasil, com quase 185 mil novos postos de trabalho, fruto do desempenhos dos setores acima citados. Se por um lado está é uma boa notícia, por outro, a taxa média de informalidade é preocupante, de 32% no mercado de trabalho, a maior desde 2016. Ainda assim, menor que a média nacional que foi de 41,1%, pelas contas do IBGE.

O que você acha que precisa melhorar no Estado de São Paulo? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.