Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Força-tarefa une laboratórios

O foco é validar testes de COVID-19

De norte a sul do país, várias iniciativas de combate ao coronavírus têm sido observadas e uma delas é a inédita parceria entre laboratórios privados por meio da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

O objetivo desta parceria é validar testes de COVID-19, a fim de garantir eficácia. Na prática, os laboratórios participantes seguirão um protocolo técnico de avaliação criado pelas sociedades científicas e baseado na análise de amostras laboratoriais conhecidas. Passarão pela avaliação todos os modelos de testes para COVID-19.

O que significa dizer que serão checados testes de RT-PCR, reação em cadeia da polimerase em tempo real, que é o modelo mais utilizado para garantia de resultados confiáveis. Os testes rápidos imunocromatográficos, Point of Care, exames que não são realizados em laboratórios centrais como, por exemplo, os utilizados nos pronto-atendimentos, e ELISA e fluorimetria, métodos quantitativos que determinam o nível de anticorpos nas amostras e, portanto, são úteis para verificar quem está imunizado e pode circular sem risco.

Utilizando a estrutura de grandes laboratórios que cotidianamente atendem a rede hospitalar nacional, esse grupo aproveitará as amostras de pacientes já diagnosticados para avaliar as diferentes tecnologias apresentadas como soluções de diagnóstico diante da pandemia. Esta é a primeira vez que um projeto deste porte está sendo realizado no mundo.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.