O Dia do Silêncio
E o que ele tem a nos ensinar
Não existe um consenso sobre a origem da data, mas hoje é comemorado o Dia do Silêncio. Popularmente, ele foi inspirado nas práticas milenares de meditação, e a filosofia nos ensina que o silêncio vale ouro. Quantas vezes desperdiçamos palavras, conselhos e até nos colocamos em situações constrangedoras quando o mais coerente era apenas ouvir? E quantas vezes nos deparamos com pessoas que disparam a falar e nem sequer se interessam pelo que temos a dizer? Nem todos sabem praticar o silêncio.
Ficar em silêncio é um exercício de autoconhecimento, pois é o momento de nos conectarmos com nós mesmos. Para muitos, não é fácil ficar sozinho e praticar o silêncio, o dia a dia impõe tantas funções que parece que não temos tempo para nada, mas todos nós devemos reservar um tempo para nós mesmos, isso nos dá uma sensação de calma e de mudança de ritmo.
Também é nos momentos de silêncio que surgem ideias que nem imaginávamos, começamos a ver muitas coisas de forma diferente e até mudamos o jeito com que nos relacionamos. Afinal, temos dois ouvidos e uma boca. O silêncio é um aprendizado, um ensinamento, é ficar longe de ruídos e ouvirmos a nossa própria voz interior.
Em tempos de pandemia que estamos mais sozinhos e muitos estão isolados, o silêncio muitas vezes se faz presente, pode dar uma sensação de tristeza, angústia e solidão. Mas ele também pode ser um ser exercício para desligarmos um pouco a nossa mente e termos aquele momento só para nós mesmos. E, na medida do possível, focar em pensamentos positivos.
Você pratica o silêncio? Compartilhe: