Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Eleições municipais

São Paulo registra número recorde de candidatos a vereador

Exatamente daqui a um mês e no dia 29 de novembro, nós teremos, respectivamente, o primeiro e o segundo turno das eleições municipais, quando os eleitores irão às urnas para elegerem o novo prefeito, vice-prefeito e os vereadores. Em São Paulo, 14 candidatos a prefeito e vice-prefeito foram oficializados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputarem as urnas e o número de candidatos a vereador é o maior desde as eleições de 2008.

Ao todo, 1.997 candidatos disputarão uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo. Em 2008 eram 1.200 e em relação às eleições de 2016, o aumento foi de 51,8%, ano em que a Casa Legislativa teve um índice de renovação de 40%, com 22 novos vereadores eleitos e com aumento da presença feminina: 11 candidatas foram eleitas, antes, apenas cinco exerciam mandatos na Casa.

Para as eleições deste ano, a mudança foi a proibição das coligações para eleger vereadores, regra que mudou a partir de uma emenda constitucional de 2017, de forma que os partidos não podem fazer alianças para aumentar suas chances de conseguir vagas nas câmaras municipais. E para ilustrar o quanto a disputa é acirrada, a Constituição Federal de 1988 estabelece um número máximo de 55 vereadores nas câmaras municipais.

Pela regra, quanto maior o município, mais vereadores ele é permitido, e a Câmara Municipal de São Paulo, além de ser uma das mais antigas, criada em 1560, é considerada a maior casa legislativa municipal do Brasil, portanto, os eleitores vão eleger novamente exatos 55 vereadores, que tem como papel legislar, representar a sociedade e fiscalizar a atuação do Executivo.

Na corrida à Prefeitura, Bruno Covas (PSDB) busca a reeleição. Concorrem também os candidatos: Andrea Matarazzo (PSD), Antonio Carlos (PCO), Arthur do Val ‘Mamãe Falei’ (Patriota), Celso Russomanno (Republicanos), Filipe Sabará (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL), Levy Fidelix (PRTB), Márcio França (PSB), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PCdoB), Vera Lúcia (PSTU).

Você já escolheu os seus candidatos? Compartilhe:

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.