Aniversário de São Paulo
Cidade completará 467 anos no próximo dia 25, com uma programação restrita
A história da cidade de São Paulo começou de verdade em janeiro de 1533, quando Martim Afonso de Souza fundou a Vila de Piratininga e, oficialmente, em 25 de janeiro de 1554, quando os padres Leonardo Nunes e Manuel de Paiva e seus jesuítas inauguraram o segundo Colégio de São Paulo de Piratininga, conhecido como Pátio do Colégio.
Não é verdade que o padre José de Anchieta tenha fundado a cidade, em 1554 ele não era sequer padre, era irmão da Companhia de Jesus e estava sob as ordens dos dois padres acima citados.
O Colégio era da Coroa Portuguesa e deveria ser um centro de educação e formação dos moradores do Planalto para se adequarem ao modo de viver dos europeus. O local escolhido, numa elevação entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi estratégico para garantir proteção contra ataques.
De lá para cá, muita coisa mudou. Um dos marcos data da década de 40, quando o então prefeito Prestes Maia pôs em prática um plano de avenidas com um grande investimento no sistema viário. O próximo passo foi abrir mais ruas e avenidas para facilitar o trânsito dos os automóveis a fim de atender aos interesses da indústria automobilística. Ela foi instalada em São Paulo em 1956.
Hoje, a cidade abriga a maior frota de veículos, como também a maior população do país. São mais de 12,3 milhões de habitantes, pelo último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em julho de 2020. A importância econômica da capital paulista pode ser medida pela seguinte comparação: se fosse um país, São Paulo seria a 59ª maior economia mundial, pelas estimativas feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2018.
E neste ano, São Paulo foi considerada a cidade mais inteligente do país, seguida por Florianópolis, Curitiba e Campinas, em um ranking composto por 70 indicadores, distribuídos em 11 principais setores: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, saúde, educação, energia, economia, meio ambiente, tecnologia e inovação, segurança, empreendedorismo e governança.
Para comemorar o aniversário de São Paulo, no ano passado foram realizadas mais de 300 atividades, em 150 pontos da capital. Nesse, e como não poderia deixar de ser, o cenário é outro. As comemorações serão mais restritas e até o tradicional Troféu Cidade de São Paulo foi cancelado, uma corrida que já teve 23 edições e contava com mais de 10 mil participantes.
O que você mais gosta em São Paulo? Compartilhe:
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.