Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Complexo Esportivo do Pacaembu em reforma

Ele será repaginado, mas mantendo algumas características originais

Depois do anúncio da reforma do Complexo Anhembi, agora é a vez do Complexo Esportivo do Pacaembu. As obras foram iniciadas no final de junho pela Concessionária Allegra Pacaembu e o objetivo desconcentrar o local apenas como de futebol e ampliá-lo para outras atividades culturais e esportivas. Inaugurado em 1940, o estádio passará por um processo de recuperação e modernização de instalações, respeitando a área de preservação do patrimônio histórico

Entre as principais mudanças, o tobogã será removido e, no seu lugar, um edifício multifuncional será construído. Ele terá cafés, restaurantes, escritórios, espaços multifuncionais e um centro de convenções e eventos. Outras novidades são a criação da arena de eSports Battle Royale, que permitirá uma centena de jogadores competirem simultaneamente, e a renovação geral do sistema de arquibancadas do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho.

O projeto prevê a preservação da fachada, que é direcionada para a Praça Charles Miller, e também da piscina e do centro esportivo que continuarão de uso público e gratuito para os sócios do Pacaembu. Já o Museu do Futebol não integra a concessão e o objetivo é que o Pacaembu seja a segunda casa de todas as torcidas, além de ser a casa do futebol feminino e das categorias de base de diversos clubes.

O Complexo Pacaembu inclui o estádio e o centro esportivo tem quase 90 mil associados ele foi concedido por 35 anos. Além do pagamento das outorgas fixa e variável, o consócio vencedor, a Allegra Pacaembu, investirá cerca de R$ 400 milhões no local. O prazo da obra é de 24 a 26 meses.

Qual é a sua opinião sobre essa iniciativa? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.