Complexo Esportivo do Pacaembu em reforma
Ele será repaginado, mas mantendo algumas características originais
Depois do anúncio da reforma do Complexo Anhembi, agora é a vez do Complexo Esportivo do Pacaembu. As obras foram iniciadas no final de junho pela Concessionária Allegra Pacaembu e o objetivo desconcentrar o local apenas como de futebol e ampliá-lo para outras atividades culturais e esportivas. Inaugurado em 1940, o estádio passará por um processo de recuperação e modernização de instalações, respeitando a área de preservação do patrimônio histórico
Entre as principais mudanças, o tobogã será removido e, no seu lugar, um edifício multifuncional será construído. Ele terá cafés, restaurantes, escritórios, espaços multifuncionais e um centro de convenções e eventos. Outras novidades são a criação da arena de eSports Battle Royale, que permitirá uma centena de jogadores competirem simultaneamente, e a renovação geral do sistema de arquibancadas do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho.
O projeto prevê a preservação da fachada, que é direcionada para a Praça Charles Miller, e também da piscina e do centro esportivo que continuarão de uso público e gratuito para os sócios do Pacaembu. Já o Museu do Futebol não integra a concessão e o objetivo é que o Pacaembu seja a segunda casa de todas as torcidas, além de ser a casa do futebol feminino e das categorias de base de diversos clubes.
O Complexo Pacaembu inclui o estádio e o centro esportivo tem quase 90 mil associados ele foi concedido por 35 anos. Além do pagamento das outorgas fixa e variável, o consócio vencedor, a Allegra Pacaembu, investirá cerca de R$ 400 milhões no local. O prazo da obra é de 24 a 26 meses.
Qual é a sua opinião sobre essa iniciativa? Compartilhe:
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.