Harmonia entre motoristas e ciclistas nas estradas
Projeto da CCR prevê cinco Ciclo Rotas, a primeira delas é em Holambra
Com o aumento da prática de ciclismo em estradas com grande volume de tráfego, a concessionária CCR idealizou um projeto de rotas alternativas. O projeto nasceu de um workshop com grupos de ciclistas, compostos por atletas profissionais, equipes e assessorias esportivas, e representantes dos setores público e privado. A primeira delas é na cidade de Holambra (SP), com um percurso de 14 quilômetros de asfalto, batizado de Rota das Flores.
Primeira estrada Bike Friendly no projeto da CCR, a Rota das Flores fica na rodovia municipal HBR-040, que ao longo do seu percurso tem vários sítios de produtores de flores. Para promover a harmonia de ciclistas e motoristas, foram feitas obras de melhorias no asfalto e mais sinalização ao longo do trajeto, incluindo lombadas para desaceleração dos veículos. O lançamento desta rota para ciclistas está prevista para este mês de janeiro.
E outras já estão saindo do papel, como a Rota das Frutas, que engloba municípios como Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. Segundo a CCR, ao todo serão cinco Ciclo Rotas próximas à capital paulista, que juntas somam mais de 300 quilômetros de vias. O investimento para essa iniciativa é de R$ 5 milhões para reforma ou adaptação da infraestrutura das pistas, conservação, serviços de recapeamento, instalação de placas e melhorias na engenharia de tráfego.
O que você achou da iniciativa? Compartilhe: