Brasil é o 5º país mais caro do mundo para se manter um carro
Preço do carro zero dispara e faz com que o Brasil suba para o topo do ranking mundial
Segundo um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br que compilou preços dos veículos da Tabela FIPE e dados da Scrap Car Comparison, nos últimos anos o preço dos carros zero subiram consideravelmente. Somente no ano de 2021, os preços dos carros populares tiveram um aumento de 26,83% a 47,95%. O aumento foi tão grande, que hoje dificilmente é possível encontrar um carro zero por menos de R$50.000.
O estudo comparou o preço da compra e manutenção de um automóvel, em relação à renda média salarial de cada país. Assim, é possível comparar o poder de compra entre os diversos países. O resultado é que o Brasil ficou na 5ª colocação, como um dos países mais caros do mundo.
Os brasileiros precisam gastar 441,89% do rendimento médio anual para comprar e manter um carro zero. No ranking, o Brasil fica atrás de dois países da América Latina (Uruguai e Colômbia), e da Turquia e Argentina, dois países que estão passando por severas crises econômicas e inflação descontrolada.
A alta dos preços dos automóveis está relacionada a diversos fatores. O primeiro é a pandemia, que paralisou a montagem de veículos por alguns meses. Mais recentemente, a indústria sofreu com a escassez de componentes eletrônicos. Estes dois fatores fizeram com que os preços dos veículos aumentassem no mundo todo. Porém, aqui no Brasil houve um fator adicional que contribuiu ainda mais na subida dos preços.
Como o real vem se desvalorizou pesadamente perante o dólar, isso fez com que o preço da importação das peças e componentes para a fabricação dos automóveis também ficasse mais caro, o que fez com que nós brasileiros tivéssemos um aumento ainda maior que em outros países.
Você acha que vale à pena manter um carro? Compartilhe:
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.