Semana de Arte Moderna
Em comemoração ao seu centenário, o que não falta é programação em São Paulo
Há exatamente 100 anos, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, São Paulo foi palco da Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal. Entre os seus principais articuladores estava Mário de Andrade, ao lado dos organizadores, Oswald de Andrade e o Di Cavalcanti.
O que para muitos foi um choque, a Semana de Arte Moderna foi um rompimento com a arte acadêmica, contribuindo para o Movimento Modernista no Brasil. Desde julho de 2021, são diversos eventos na capital paulista para comemorar o seu centenário.
Pelo balanço da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, das 270 atividades planejadas, 69% já foram realizadas desde o ano passado. Um dos atrativos está no Palácio dos Bandeirantes. Até o próximo dia 17, a sua fachada terá uma projeção mapeada “100 anos de Modernismo/São Paulo celebra a Semana de 22”.
No Museu Catavento, os visitantes poderão conferir a vida e a obra de Victor Brecheret, na Exposição “O Atelier de Brecheret”, que termina no último dia de março. Até meados de abril, é a vez da exposição “Pilares de 22”, no Memorial da América Latina, com caricaturas de artistas brasileiros que influenciaram o modernismo no restante da América Latina.
No Museu Afro Brasil, é a vez da exposição “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, que termina em abril. Com término em julho, os interessados podem conferir a exposição “Portinari Para Todos”, imersiva e interativa, no MIS Experience. No mesmo período, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, apresenta a exposição “A Arte Sacra dos Modernistas”.
Para quem gosta de concertos, na Sala São Paulo, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), apresentará até dezembro 122 obras de compositores influenciados pelo modernismo. Também até o final deste ano, acontece a Exposição “Modernismo – destaques do acervo”, na Pinacoteca, com 134 obras de artistas modernistas.
Outra novidade é a inauguração da galeria multimídia do Muse Casa de Portinari, com as obras de Candido Portinari, prevista para abril. E no MIS, Museu da Imagem e do Som, acontece a exposição multimídia e interativa “100 Anos Modernos”. Ambas terminam no mês de julho.
O que você achou da programação? Compartilhe:
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.