Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pinguins e Ipês

Pinguins e ipês… qual a relação entre as aves antárticas e as árvores tropicais? Será que há um desígnio superior que as une numa aventura que nós, simples humanos, não conseguimos entender? Será que em algum lugar, depois da última constelação, bilhões de anos luz longe da Terra, forças que nós sequer sabemos que existem decidiram que pinguins e ipês devem se encontrar na cidade de São Paulo?

São Paulo voltou a ter pinguins entre seus moradores. Faz poucas semanas que se mudaram para sua nova morada, no zoológico da cidade. Pinguins são aves selvagens, que habitam a Antártida e as costas meridionais.

Não, não há pinguins nas zonas setentrionais, nem esquimós no Polo Sul. Esquimós e pinguins estão naturalmente destinados a não se conhecerem. A geografia os separa na enorme distância de um lado a outro do nosso planeta. Os esquimós estão em cima, os pinguins estão embaixo. E os ipês, surpreendentes ipês, que dão liga a essa história, estão no meio, mais pra baixo que pra cima, mas também distantes dos pinguins e dos esquimós. Tanto faz os portolanos e a graduação dos meridianos e dos paralelos, até porque os meridianos não se aplicam, enquanto paralelos balizam os trópicos de Câncer, ao norte, e Capricórnio, ao sul. Não, não, Tordesilhas não tem nada com isso, a não ser pelo fato de São Paulo ter sido colônia portuguesa, ligada aos Andes pelo caminho do Peabiru.

Mas São Paulo, em sua multiplicidade, mais uma vez reuniu em seus limites pinguins e ipês floridos, que, de outra forma, não saberiam um do outro. 

Quem quer encontrar um motivo político no fato, pode tirar o cavalo da chuva. São Paulo transcende a política. Para a megalópole, todos que procuram têm abrigo. O que vai acontecer depois depende de cada um. Só precisa ser na hora certo, porque antes é cedo e depois é tarde.

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.