Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As azaleias estão floridas

As azaleias estão floridas. Nada de errado. É a época delas florirem, então não estão fazendo mais do que seguir a ordem natural das floradas que enfeitam São Paulo ao longo do ano.

Ao contrário dos ipês, com quem as azaleias disputam a atenção da população, as azaleias não são árvores grandes. São arbustos que podem ficar encorpados, mas longe da dimensão de um ipê centenário ou mesmo de uma árvore de 30 anos.

Tanto faz, a azaleias não abrem mão de entrar de sola na briga e não é o tamanho dos ipês que as faz correr da pista. Ao contrário, justamente por serem menores, as azaleias dão o que têm e o que não têm para ganharem e, o que é surpreendente, é que elas muitas vezes ganham.

Este ano ainda está indefinido. As azaleias estão chegando com força e ainda não está claro como elas vão se comportar. Na medida que o ano está climaticamente louco, com quaresmeiras floridas querendo competir com os manacás, completamente fora de época, ninguém sabe o que vai acontecer com a florada das azaleias. Pode ser que sim, pode ser que não, quem viver verá… 

Seja como for, os ipês estão atentos. Sabem do que as azaleias são capazes e sabem que o jogo não está ganho, mesmo com sua florada tendo a vantagem de mais três tipos de árvores para entrarem em cena.

Os ipês ainda têm chão pela frente, mas eles não vacilam. Já viram as azaleias em outros anos tomarem a cidade de assalto, com seu rosa predominante tingindo muros e horizontes, numa festa de cores alucinada, que embeleza a cidade e deixa seus moradores mais felizes.

O bom do quebra-pau vegetal é que quem ganha somo nós, humanos, que não florimos, nem variamos de jeito em função das estações, mas que moramos na cidade e não temos nada contra as floradas se sucederem.       

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.