90 mil árvores por ano

A Prefeitura de São Paulo planta, de acordo com informações confiáveis, 90 mil árvores por ano. É um bom número, mas menos do que a cidade precisa. É verdade que este não é o total. Tem as árvores plantadas por particulares, empresas públicas e privadas etc. Seja como for, o número é alto, mas é insuficiente.

São Paulo precisaria de mais árvores, até para compensar a destruição que arrasa as matas em volta da Capital com a sem cerimônia de quem sabe que não vai acontecer nada, que não tem como pegar, que a fiscalização não tem condições de dar conta do recado.

Os interesses contra a qualidade de vida são fortíssimos. Pode parecer incrível, mas tem gente que ganha muito dinheiro remando contra a melhora da qualidade de vida da cidade, contra a diminuição da poluição, contra a ordem vencendo o caos.

Os loteamentos clandestinos se multiplicam e explodem do dia para a noite, atrás de um renque de árvores que é deixado justamente para disfarçar o que está sendo feito e enganar os fiscais.

Fora isso, tem gente na indústria da construção que rema contra, que acha que ganhar dinheiro rápido e subir paliteiros com 40 andares é a melhor solução. A pergunta é: a melhor solução para quem? Com certeza não é para a cidade, nem para seus moradores.

Enfim, estamos na antevéspera de mais um verão. Vai pegar, não tem o que fazer. A cidade não está preparada e o que aconteceu no Rio Grande do Sul é uma amostra do que vem pela frente. São centenas de pontos de alagamento, de deslizamento de terra, de desmoronamento.

Fora isso, as chances dos alagamentos serem mais fortes são concretas. Então, bem-vindas, 90 mil árvores por ano! Ainda que sendo pouco, é melhor do que nada e ajuda a segurar a sucuri que vai chegar.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.