Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As praias enfeitadas para o Natal

[Crônica de 9 de dezembro de 2003]

Faz tempo, todo muno sabe, os shoppings se transformaram nas praias dos paulistanos. Como aqui não tem mar, o jeito foi adotá-los, com algumas vantagens interessantes sobre as praias de verdade, sejam as do Norte, as do Nordeste, as do Leste, do Sudeste ou do Sul. 

Cada uma delas tem em comum com todas as outras, o mar. Mas as semelhanças terminam aí. É curioso, mas quem viaja por esse Brasil de Deus sabe o que eu quero dizer, e que as praias de hoje têm muito pouco das praias descobertas por Cabral, e que até o começo dos anos 90 ainda eram a maioria no litoral do país.

São Paulo nunca teve praia. A cidade fica do outro lado da serra do mar e por isso quem quer mar desce para o litoral, em viagens que podem se transformar em sucursais do inferno, com castigos terríveis para os incautos viajantes.

Além de tudo, as praias paulistas andam perigosas. Não porque o mar tenha mudado de jeito, mas porque os assaltantes descobriram as facilidades de trabalharem à beira-mar.

E para completar, a verdade é que os shoppings de São Paulo estão cada dia mais interessantes, cada um com seu perfil, com seu público e principalmente, com sua segurança em tempos tão inseguros.

É em dezembro que eles dão o máximo, cada um tentando superar os outros e superar a si próprio, em relação ao que foi feito no ano passado.

O Natal é o ponto alto da decoração das praias paulistanas. Seja na região que for, todos os shoppings ficam deslumbrantes, por conta das festas de fim de ano.
___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.