Transporte para bêbados
[Crônica de 5 de janeiro de 2004]
Um chinês acaba de inventar um serviço interessante, mas que, de acordo com o jornal, na China, não está dando dinheiro. Transporte para bêbados. A ideia não é nova e há vinte anos, quando morei na Alemanha, os táxis, já tinham propaganda dizendo quando beber vá de táxi.
Como os alemães são mais ou menos pães-duros, e táxi lá custa caro, eles acabavam escolhendo um do bando que ficava sem beber a noite inteira e que voltava guiando e levando os outros para casa.
Aqui, vários táxis têm adesivo no vidro, dizendo, quando beber vá de táxi. É a mesma frase dos alemães e eu não sei se estão tendo mais sucesso do que os táxis de lá.
Assim, como a ideia do chinês é boa, e mesmo não lhe dando dinheiro, tem um forte apelo de marketing, quem sabe fosse o caso da prefeitura que é a dona da CET entrar de sola no tema, lançando uma campanha forte para ir além de conscientizar os bêbados a não dirigirem quando estiverem bêbados, o que não é fácil porque os bêbados sempre acham que não estão bêbados e que guiar bêbado é mais fácil do que dirigir sóbrio.
O número de acidentes causados por gente que bebe é impressionante e custa uma fortuna em lágrimas e dinheiro.
Como não há nada que indique que é possível alguma mudança para melhor, a campanha pegando o gancho do chinês tem tudo para ser uma boa ideia.
Imagine só alguma coisa na linha “faça como o chinês, quando beber não dirija, telefone para xxxx e peça um carro para apanhá-lo e leva-lo para casa”. Com a criatividade brasileira, pode ser um bom caminho para diminuir o número de acidentes da cidade.
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