Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

De repente se faz o caos

[Crônica de 27 de junho de 2003]

De repente, sem aviso prévio, exceto a abertura de um bar ou restaurante, o caos chega, olha e se instala; e uma região que até aquele dia era calma se transforma numa sucursal do inferno, com os piores círculos fazendo força para tomarem conta do pedaço, auxiliados pelos diabos de todos os tipos que deixam as profundas do Demo para nadarem de braçada na nova zona, consagrada ao barulho, às brigas e o mais que divide com o caos a certeza de fazer a cidade um lugar sempre pior.

Que o digam os moradores da rua Carla no Itaim Bibi, uma rua tradicionalmente calma, pequena, sem grandes emoções, que se transformou em estacionamento e motel, complicando a vida de quem tinha a vida mansa de rua de bairro de antigamente, quando as ruas eram pacatas e as pessoas se sentavam na calçada para jogar conversa fora.

Que o digam os heroicos moradores de ruas como a Mourato Coelho, velhas de décadas, com suas homenagens aos grandes homens do passado, mas que ninguém mais se lembra quem foram, ainda que tendo sido um dos principais bandeirantes de Fernão Dias.

Que o digam todas as vítimas do crescimento desordenado de São Paulo, que pagam impostos escorchantes, mas comem o pão que o diabo amassou, porque a administração da cidade não dá conta de manter um mínimo de ordem.

É triste, é feio e é trágico, porque em sua corrida louca atrás do vento e dos rumos dos Eldorados, desde o começo São Paulo, querendo crescer e criar mais riquezas, sempre se autodevorou, para desgraça de quem fica no meio do caminho.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.