Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O mundo é belo

[Crônica de 14 de março de 2014]

Quem disser que não, nunca viu, nem pela televisão. A verdade é que o mundo é belo. Vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo, diria o poeta que é uma rima, não uma solução. Mais vasta toda a imensidão.

Tem vulcão, tem terremoto, tem ciclone, tem furacão. Tanto faz, tem as matas, os mares, os rios. O amanhecer e o pôr do sol. Tem lua cheia e lua minguante, pra não falar na lua nova começando a crescer. Tem de tudo um pouco, ou muito. A questão não é essa. O que vale é que o mundo é belo e estar vivo vale a pena.

Tem gente que diz que não tem medo da morte e que não se importa em morrer. Confesso que estou ficando velho e nem por isso, na hora H, encontrei alguém com verdadeira vontade de ir embora.

O mundo é belo e a vida é uma dádiva boa. Até quando parece que não é. Se não fosse, não teríamos mais de 6 bilhões de seres humanos em cima da Terra.

O que são 6 bilhões de seres humanos comparados com as formigas? Não deve ser muito, mas não precisa ir tão longe, com certeza tem muito mais rato do que gente.

Eu não sei qual a sensibilidade dos ratos, ou das formigas, mas aposto que não tem pessoa que, de uma forma ou de outra, não se comova vendo o mundo.

Uma tempestade, a ressaca do mar, o pôr do sol tingindo o céu, a lua cheia tapando as estrelas. Tudo é lindo!

Como é linda uma árvore florida. Um bando de papagaios voando. Uma borboleta.

Mas não há beleza no mundo mais bela do que a mulher. Do que as formas da mulher. A mulher é a parte mais bela do mundo. Ela é a poesia e o seu mistério.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.