Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Salvador Calia

[Crônica de 8 de dezembro de 2009]

Outro dia, conversando com Paulo Nathanael Pereira de Souza e com o maestro Julio Medaglia, me lembrei do meu professor de música no Colégio Dante Alighieri. O assunto surgiu porque Paulo Nathanael foi professor do Colégio Dante Alighieri e foi lá que eu passei a maior parte da minha vida de estudante.

Julio Medaglia queria saber se eu cantava e eu disse que não. Foi quando me lembrei de meu professor de música no Dante. O maestro Salvador Calia. O maestro Calia era um homem fantástico, até para um menino começando a estudar música e sem muito jeito pra coisa.

Rapidamente ele percebeu que eu não seria um sucesso musical então somava meus zeros em solfejo e minha nota no boletim era esta soma. Normalmente, ficava na casa dos sete, o que era mais que suficiente para passar de ano na sua matéria.

Quando somos crianças não temos muita noção das coisas. Na época eu sabia que o maestro Calia era o compositor do hino do Colégio Dante Alighieri. Hino do qual até hoje eu sei os versos iniciais e que eu sempre achei muito bonito.

Foi nesta conversa com Julio Medaglia e Paulo Nathanael que eu fiquei sabendo que a homenagem feita por São Paulo, dando o nome do professor de música para uma rua foi mais que merecida. Que o maestro Salvador Calia além de talentoso, conhecia música profundamente e que também era um bom compositor.

É bom descobrir coisa boas sobre quem a gente tem lembranças boas. Maestro Salvador Calia pode ter certeza, sua lembrança é boa.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.