Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Yoga do Riso

A técnica criada pelo médico indiano, dr. Madan Kataria, é um remédio natural para o bem-estar

Quando falamos em yoga, logo vem à mente os exercícios contorcionistas praticados a partir de um conjunto de técnicas, que tem como objetivo harmonizar o corpo com a mente e a respiração. Essa ciência data de mais de cinco mil anos e foi criada na Índia, por Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarino, e disseminada para o Ocidente por B. K. S. Iyengar, criador do método “yoga para todos”. Mais atualmente, o médico indiano, dr. Madan Kataria, criou a Yoga do Riso.

Há anos, ele estudava o benefício do riso à saúde. Quando se deparou com a história de um jornalista americano, Norman Cousins, que tinha vivido uma situação de extremo estresse e depois foi diagnosticado com uma doença degenerativa, em 1964, o dr. Kataria percebeu que o nosso cérebro não diferencia um riso real de um riso simulado, trazendo os mesmos benefícios.

O riso induz o nosso corpo a liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, e a técnica utilizada por Cousins foi adotar um tratamento sistemático de riso e, para isso, ele assistia comédias na televisão e jogava cartas com os amigos. Cousins percebeu que quando ria por dez minutos, ele conseguia dormir duas horas sem sentir dor. Ao contrário das estimativas dos médicos, ele viveu por mais onze anos.

A Yoga do Riso é uma rotina de exercícios única que combina o riso incondicional com respiração yogui (Pranayama). O riso é inicialmente simulado, como exercício físico, enquanto os participantes mantém contato visual com todos do grupo, promovendo uma atmosfera infantil. Na maioria dos casos, isso logo leva a risos reais e contagiosos.

“A Yoga do Riso funciona como uma meditação que leva a um relaxamento muito grande. Não usamos humor, nem piada e nem comédia. A nossa técnica é um riso exercitado. O nosso lema é: “finge, finge, até que atinge”. Mostramos que não podemos rir do outro, mas rir com o outro. Dessa forma, conectamos pessoas e construímos pontes ao invés de muros”, diz o representante comercial, Paulo Barddal, que começou a usar a técnica em 2018 e passou a dissemina-la. Em 2020, ele recebeu o título de Embaixador Internacional do Riso, do próprio dr. Madan Kataria.

Você conhecia a Yoga do Riso? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.