Tenha pena de nós
Meu Deus, por favor, tenha pena de todos os brasileiros que penam no inferno em que tentam transformar esta terra abençoada, onde, desde o começo, como disse Caminha, em se plantando, tudo dá.
Tenha pena de cada um de nós que sai de casa de manhã cedo e só volta de noite, 12 ou 14 horas depois, cansado, sem paciência para a família, sem concentração para conversar com a mulher e com os filhos, exausto de trabalhar, para dividir com o governo quase a metade do que ganha.
Mas tenha mais pena dos que também saem de casa de manhã cedo, atrás do trabalho que não aparece e que também voltam para casa no começo da noite, exaustos de procurarem e frustrados por não encontrarem.
Tenha pena de quem paga impostos escorchantes para morrer nas filas dos hospitais públicos que são ruins porque não têm dinheiro para funcionarem direito e não porque os médicos e os funcionários não sabem o que fazem.
Tenha pena das senhoras de idade que vão aos postos da previdência social porque precisam e escutam de funcionários mal criados que é para voltar só depois que a greve acabar.
Tenha pena de quem paga na terra os pecados de Sísifo e vê a chance de melhorar rolar morro abaixo cada vez que quase chega no topo.
Tenha pena de todos os brasileiros mal representados por maus políticos que não estão nem aí para o que o povo realmente precisa, mas só olham os próprios umbigos e custam mais caro para a nação.
Tenha pena de todos os brasileiros que votam certo, mas acabam traídos pelos seus candidatos. E que sua mão não saia debaixo de nós.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.