Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tenha pena de nós

Meu Deus, por favor, tenha pena de todos os brasileiros que penam no inferno em que tentam transformar esta terra abençoada, onde, desde o começo, como disse Caminha, em se plantando, tudo dá.

Tenha pena de cada um de nós que sai de casa de manhã cedo e só volta de noite, 12 ou 14 horas depois, cansado, sem paciência para a família, sem concentração para conversar com a mulher e com os filhos, exausto de trabalhar, para dividir com o governo quase a metade do que ganha.

Mas tenha mais pena dos que também saem de casa de manhã cedo, atrás do trabalho que não aparece e que também voltam para casa no começo da noite, exaustos de procurarem e frustrados por não encontrarem.

Tenha pena de quem paga impostos escorchantes para morrer nas filas dos hospitais públicos que são ruins porque não têm dinheiro para funcionarem direito e não porque os médicos e os funcionários não sabem o que fazem.

Tenha pena das senhoras de idade que vão aos postos da previdência social porque precisam e escutam de funcionários mal criados que é para voltar só depois que a greve acabar.

Tenha pena de quem paga na terra os pecados de Sísifo e vê a chance de melhorar rolar morro abaixo cada vez que quase chega no topo.

Tenha pena de todos os brasileiros mal representados por maus políticos que não estão nem aí para o que o povo realmente precisa, mas só olham os próprios umbigos e custam mais caro para a nação.

Tenha pena de todos os brasileiros que votam certo, mas acabam traídos pelos seus candidatos. E que sua mão não saia debaixo de nós.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.