O litoral de Santa Catarina sob ataque
O blog Mar Sem Fim, em dezembro, publicou matéria que mostra que o litoral de Santa Catarina vem sendo atacado pela especulação imobiliária faz tempo. O Balneário Camboriú, uma das praias icônicas do Estado, foi transformado num paliteiro, com arranha-céus dignos de Nova Iorque ou Dubai, mas com certeza absolutamente inapropriados para uma praia.
O resultado é que os edifícios impedem que o sol atinja a areia depois de uma determinada hora, que varia de acordo com a época do ano. Para resolver o problema, a prefeitura decidiu fazer a coisa mais simples de todas: alargar a praia. E, para isso, mandou dragar o mar para tirar a areia necessária para dar conta do projeto.
Como consequência da aventura submarina destinada a criar mais sol, faz pouco tempo, escrevi uma crônica comentando sobre o aumento dos tubarões que nadam na região, que, ao contrário do que afirma a prefeitura, não são pequenos e pertencem a espécies que podem atacar o ser humano, como é o caso do tubarão martelo, que atinge mais de três metros de comprimento.
Pois pasme! Itajaí, que faz divisa com Camboriú, está firmemente disposta a seguir os passos da vizinha. Para quem acha que o assunto é de pouca importância, o tema está na Justiça, em ação com liminar impedindo a construção de edifícios que sombreiem as praias, movida pelo Ministério Público Federal.
A corajosa decisão do juiz do processo é muito positiva e mostra que os promotores, como representantes da sociedade, estão tomando as providências cabíveis para impedir a destruição da costa em benefício de especuladores imobiliários que serão os únicos a ganhar com a construção de arranha-céus na Praia Brava, em Itajaí.
O brasileiro não aguenta mais absurdos como esses.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.