Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dizer e fazer

Como é fácil dizer! Simplesmente afirmar qualquer coisa e deixar as coisa como estava, como se nunca tivesse sido dita, como se a afirmação não houvesse sido feita.

O duro é dizer e fazer. A rapidez com que as pessoas se esquecem que disseram que fariam é impressionante. De um momento para o outro são capazes de jurar que nunca disseram o que há dois minutos atrás afirmavam para o mundo que fariam.

O que as leva a agir assim? Leviandade, vontade de brilhar, inconsequência?
Quem sabe todas somadas, um pouquinho de cada uma, formando uma massa suficientemente sólida para dar coragem para falar…mas não para fazer.
Também pode ser simples esquecimento. Prometer e a promessa ser tão sem importância que a gente esquece. Acontece.

Mas é duro…não para quem esquece, mas para quem espera. A frustração não tem tamanho e queima como ferro em brasa, marcando a alma para sempre.
Ninguém gosta de se sentir diminuído. Todo mundo, de alguma forma, se acha importante. Ter uma promessa quebrada, ou esquecida, dói no mais fundo, naquele cantinho onde as grandes mágoas se escondem e se eternizam, sangrando para sempre.

Uma promessa gera uma expectativa. Ao falar que vai fazer, e não fazer, uma pessoa frusta a outra no que ela tem de mais puro, na sua capacidade – normalmente machucada – de acreditar nos outros.

Mais uma vez traído! Por que será que eu acredito sempre e sempre me estrepo porque acredito?
É isto que passa pela cabeça de quem ficou esperando, acreditando na promessa.

A sensação não é de raiva, ou melhor, é de raiva, mas não pela raiva, e sim pela tristeza, pela certeza quebrada, pela fé perdida, num mundo onde tudo que todos procuram, no fundo, é um pouco de fé, e a possibilidade de tê-la.
Falar é fácil, o difícil é fazer. Quanta verdade se esconde nesta frase de filosofia barata, que de tão barata não é sequer escrita em para-choque de caminhão!

O difícil é fazer!
O resto se dá um jeito, mas fazer o que o que foi combinado que seria feito pode custar muito caro, pode dar muito trabalho. É mais fácil deixar de lado, é mais fácil ser egoísta, mesmo que o nosso egoísmo machuque quem a gente ama, mesmo que o nosso egoísmo nos faça deixar para amanhã a palavra que poderia nos fazer felizes para sempre.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.