O colapso
[Crônica do dia 20 de março de 2001]
Daqui no máximo duas semanas São Paulo vai parar. O argumento que tem mais carro do que rua é muito bom, mas faz tempo que é assim e o trânsito nunca esteve tão ruim como está agora. Nem no final da administração passada, quando a queda de eficiência da CET aparecia em cada cruzamento, a coisa ficou como está.
É verdade que a CET era a única coisa que funcionava na prefeitura passada, mas, como até agora a administração da D. Marta ainda não conseguiu reverter em profundidade nenhum dos quadros tristes que lhe foram deixados de herança, com os buracos mais buracos do que nunca, com o mato mais alto
do que nunca e com as noites cada vez mais escuras, porque ninguém troca uma única lâmpada nos postes da cidade, a CET desmoronar é uma bandeira que cai na hora errada, porque, para o povão, há pouca diferença entre dois governos, pelo menos enquanto ele não sente na pele a mudança.
E a mudança, com a queda da CET, tem sido para pior, com a perda do controle, de uma só vez, dos caminhões que entram na cidade pela rua Camargo depois da sete horas da noite; dos semáforos inteligentes ou não, que só fazem o que querem e o que eles querem não é o que a população quer; e dos marronzinhos, que quando aparecem, estão batendo papo num canteiro da vida, ou multando desbragadamente, em vez de por ordem no caos.
O resultado é que o caos vai ficando com cara de caos e as pessoas vão acreditando que o caos é o caos e ai ninguém respeita mais nada, como já está acontecendo, com os absurdos mais loucos do mundo se sucedendo em todas as esquinas e cruzamentos, na mão e na contramão, na cara dura gerada pela falta de paciência e de educação de parte dos motoristas que, vendo – e sentindo na pele – a falta de pulso da CET, simplesmente fazem o que lhes passa na cabeça, piorando irremediavelmente o que já está muito ruim.
É um círculo vicioso que se continuar vai parar a cidade e comprometer a imagem da prefeita.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.