Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Seu aniversário

[Crônica de 14 de outubro de 2013]

As jabuticabeiras estão carregadas. As frutas se espalham escuras pelos galhos. De alto a baixo as árvores estão cobertas de bolas escuras que atraem as abelhas e os sabiás. Elas se espalham pelo tronco, pelos galhos que saem dele e pelos mais finos, que nascem das forquilhas perfeitas pra fazer estilingue.

As jabuticabeiras estão carregadas porque é seu aniversário. Elas sabem disso e querem te homenagear. Marcar a data com a presença poderosa de seus frutos presos na árvore.

É o milagre da vida se repetindo na comemoração da data maior, do dia do seu aniversário. É bom fazer anos. É bom ter um dia que você sabe que é seu. Mas é melhor ainda ter a companhia das jabuticabeiras carregadas, fazendo festa para você.

Alguém dirá que não é nada disso, que eu estou louco, que as jabuticabeiras estão carregadas porque é a época delas darem frutos.

Tanto faz, não o leve a sério. Ele não entende nada do ciclo das jabuticabeiras, nem sabe que elas escolheram amadurecer seus frutos agora porque agora é seu aniversário. 

As jabuticabeiras estão carregadas porque é seu aniversário e basta. Não tem sentido dizer que muito antes de você nascer as jabuticabeiras já davam frutos nessa época do ano. Elas sempre deram frutos nessa época do ano porque elas sempre souberam que agora seria o seu aniversário.

Muito antes das jabuticabeiras existirem, o dia do seu aniversário já estava determinado. Desde o começo do começo, ele está escrito na outra face do átomo original. Por isso, quando as jabuticabeiras se formaram e tiveram que decidir quando dariam seus frutos, elas decidiram que seria agora. É a forma delas te desejarem feliz aniversário.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.