Tem que mudar tudo daqui pra frente
Descer o pau no passado é fácil. Criticar depois que aconteceu não tem mistério: é olhar o que aconteceu e dizer por que deu errado. O problema é sair da encrenca no meio da encrenca. Fazer o avião arremeter quando está caindo. Tapar o buraco no casco do Titanic antes dele afundar. Derrubar os aviões japoneses durante o ataque a Pearl Harbour.
Apontar os erros de Julio Cesar que levaram ao seu assassinato não tem segredo nem para crianças de oito anos, que, aliás, depois do celular, são muito mais espertas do que nós.
Todo mundo sabe que São Paulo se tornou um monstro ingovernável. Todo mundo sabe como isso aconteceu e todo mundo sabe que seguir em frente nessa toada vai acabar mal.
Só que saber o que aconteceu é importante, mas não resolve. Caranguejo anda de lado, a cidade tem que andar pra frente. Mas andar pra frente não é fácil, até porque ninguém tem o mapa com a trilha que tira todo mundo de dentro do buraco.
Ao contrário, seguimos em frente baseados em achismos e boas intenções. Só que não é por aí. O que São Paulo precisa são profissionais competentes, sem viés ideológico, capazes de desenhar soluções que mudem o pneu com o carro andando e que brequem a velocidade da cidade.
Enquanto a turma achar, não tem o que fazer. Vai dar errado. Talento é bom, mas, sem muito esforço, só o talento não leva a nada. É preciso estudar, aprender, olhar em volta, ver o que outros fizeram e definir a melhor estratégia para colocar ordem na casa.
Não é permitindo qualquer coisa que a cidade vai melhorar. Sem planejamento, sem levar em conta o que vem pela frente, vamos criar outras “Vilas Pantanal” e quem vai continuar pagar a conta são os mais vulneráveis.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.